sexta-feira, 17 de julho de 2009

Balaiada, Divino, Dança do Balaio e outras coincidências

...ou não.

A Balaiada foi um movimento de resistência que ocorreu na Província do Maranhão, por parte dos escravos, fugitivos e prisioneiros.
A Festa do Divino Espírito Santo é uma festividade cristã influenciada pelos açorianos, em contato com as culturas indigenas e africanas no Brasil colônia. Tornou-se nacional, acontecendo em vários pontos do território Brasil, porém tem fortes raízes em São Luis do Maranhão.
A Dança do Balaio é uma espécie de quadrilha muito popular no Rio Grande do Sul, tem sua origem na Ilha dos Açores, assim como a Festa do Divino Espírito Santo. Balaio é nome por causa do formato das saias rodadas que, ao girar e abaixar, tomam o formato abaloado com o ar acumulado dentro.

A Balaiada será a semana de experiências cênicas do Balaio (que ocorrerá na ultima semana de julho), dando início a um movimento de união de grupos da zona-leste de São Paulo, interessados em marcar seu território (mesmo sendo a marca uma linha de travessia permitida).
Processo Divino é o ultimo trabalho do grupo, agora em tempo e espaço de maturação. Logo sai renovado, tal como propõe as caixeiras e seus cantos entoados a renovação.
A Dança do Balaio, para nós, poderia ser o Circo do Balaio, o Teatro do Balaio, a Música do Balaio, o Traço do Balaio. Preferimos que seja A Coisa do Balaio, assim, indeterminadamente sujeito genérico e possível dentro das artes.

...ou sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário